quarta-feira, setembro 06, 2006

Bolonha a quanto obrigas

Confesso que de certa forma me choca este novo Tratado que vem por fim às Licenciaturas de 5 anos, passando a maioria para 3 anos, ou algumas, 4. Pois bem, mais 2 ou 1 ano apenas, e eis que conseguimos um Mestrado.

Ponto 1. Os desgraçados que obviamente querem fazer pela vida, vão querer tirar 5 anos. Não me venham com tretas de que em 3 consegue-se a mesma estaleca do que em 5. Cadeiras ditas de "excedentes" e "dispensáveis" trouxeram-me até data uma capacidade de visão que me permite pensar várias coisas de diferentes pontos de vista. Óptimo. Agora, se estas cadeiras são eliminadas - será com certeza uma destruição de valor num curso. E 3 anos, elimina-nos um potencial vantagem competitiva de preparação face a outros países. Pelo menos assim me parece.
3 anos jamais poderão equivaler a 5 anos. (As Ordens reconheceram isto de imediato).

Ponto 2. Os desgraçados que queiram fazer mais 2 aninhos extra terão que pagar a preços de mestrado- segundo consta. Portanto, as propinas normais - esqueçam. E se pretendem trabalhar e estudar, confesso que vejo a coisa seriamente complicada.

Ponto 3. Quem é que é a mente brilhante que sai verdinho de uma faculdade e tem algum valor significante a acrescentar para frequentar de seguida um mestrado, com a exigência óbvia de uma tese? Que experiência? Nenhuma. E o que ganhamos com isto? Mais uma vez vamos assistir a um desleixo no grau de exigibilidade. Será quase certo, penso.
Por outro lado, nem toda a gente tem capacidade para enfrentar uma tese. Portanto - ou fica pelos 3 anos - ou fica pelos 3 anos.

Ponto 4. Penso que as empresas já devem ter aberto o olho para esta nova situação. Estão muito bem preparadas. Para os meninos que não quiserem continuar para mestrado...venham para estágio não remunerado. Talvez os típicos 6 meses se alarguem para 1 ano. Ou 2. Em substituição do dito mestrado...quem sabe. A isto se chama "saber aproveitar o clima".

Ponto 5. Professores perdidos - todos com grande dificuldade em fazer as selecções e a condensação de um curso para 3 anos. E como eu os compreendo. Se o tempo já escasseava, agora, com 5 em 3, vão fazer a ginástica da vida.

Aguardo novos desenvolvimentos...
Boa sorte!
free website stats program