terça-feira, janeiro 23, 2007

Rijksmuseum, The Masterpieces

Mais um Edíficio encantador.
Pena estar em renovação.


A ala aberta encontra-se dedicada à Golden Age Holandesa




Após o período brilhante da influência portuguesa e domínio das rotas comerciais no sec. XVI, inicia-se a nossa decadência e ascenção de um dos mais importantes burgos da Europa - Amsterdam.


Importante consideração - esta cidade sendo habitada por Prostestantes, não gozava dos constrangimentos impostos pela Igreija Católica. Constituia portanto (e nunca menosprezemos o peso...) uma cidade livre, com muitos empreendedores, onde o lucro não era considerado pecado e cujo espírito se revelou em todas os domínios desta sociedade trazendo riqueza.

Soberbas as famosas "Dolls´house", literalmente, casas de bonecas, que eram construidas à semelhança das habitações reais. Qualquer dama da alta sociedade teria uma para mostrar as suas posses. No entanto, as mais famosas são a da distinta Petronella Oortman. Sec. XVII. Existia um real envolvimento de carpinteiros, pintores, autênticos artistas que reproduziram ao pormenor e na mesma excelência dos materiais, as casas da alta burguesia, a valores que muitas vezes eram superiores ao custo em tamanho real.



A destacar as obras de Vermeer e Hooch, que creio serem os primeiros a ter introduzido na pintura a noção de "dimensional", de profundidade e a utilização de cores mais garridas e abertas. Conta também que foram efectivamente os primeiros pintar também gente normal, e não apenas burgueses.



E para terminar, Rembrandt. My favorite


http://www.rijksmuseum.nl

1 Comments:

Blogger Carina said...

Um dos museus mais interessantes e completos em que estive, mesmo atrás fica o Van Gogh...

9:32 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

free website stats program