sexta-feira, setembro 29, 2006

7ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS



Lisboa - Instituto franco-português
4.10 - 15.10

Esta sétima edição da Festa do Cinema Francês decorre entre 4 de Outubro e 21 de Novembro em 7 cidades (Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Évora, Almada e Funchal), tendo como parceiros principais as respectivas Câmaras Municipais.

A 7ª Festa do Cinema Francês é:

- 32 ante-estreias nacionais e/ou absolutas de filmes recentes de produção francesa.
- Presença de uma delegação artística que acompanha os diferentes filmes de abertura.
- 7 cidades de norte a sul, do litoral ao interior e ainda na ilha da Madeira.
- Homenagem ao canal de televisão a 2:.
- A “História dos Cahiers du Cinema em 20 filmes”.
- Uma programação especial na RTP1 e na 2:.
- Um sítio Internet.
- Um Portal Móvel

Na Cinemateca, not to loose:

- The River,de Jean Renoir
Seg,30 OUT. 21h30

Parecem-me interessantes:

-CALL ME AGOSTINO Lisboa:13-10-2006 19h30 - Cinema São Jorge
"Hélène, Marianne, duas mulheres apaixonadas.Uma sonha e tem muitas dúvidas. A outra atira-se de cabeça e encontra soluções. Um desafio humano, efémero, irá juntá-las num desgosto que vão decidir parodiar juntas..."
As intenções do cineasta:
"É uma "balada" parisiense, com os seus lugares de postais ilustrados e os seus recantos escondidos(...)"

-DUNIA Lisboa:11-10-20069h00 - Instituto Franco-Português
As intenções do cineasta
« Nascida em Beirute, quem sou eu? Uma cineasta que filma o amor na guerra? Ou uma cineasta sempre em guerra, quando já não há amor? Nos filmes que rodei, seja no Líbano, no Sara, no Irão, no Vietname e, por último, no Egipto, gosto de levar o espectador para um mundo virado do avesso, onde já não se sabe o que é verdadeiro, o que é falso, porque a única coisa real que resta é o absurdo. »


-FAUTEUILS D’ORCHESTRE Lisboa:04-10-2006 21h00 - Cinema São Jorge
Resumo
Uma actriz popular que sonha com cinema intimista, um pianista sobredotado que sonha tocar para um público ignorante e ingénuo, um coleccionador que vende numa só noite a obra de toda sua vida, uma jovem provinciana que tenta a sua sorte em Paris, porque a avó lhe disse: "como eu não tinha recursos suficientes para viver no luxo, decidi trabalhar no meio dele." Todas estas personagens e os seus companheiros vão cruzar-se e encontrar-se durante uma noite no Bar des Théâtres, onde irão curar as suas neuroses diante de um café ou de um “bife tártaro com batatas fritas".

« Danièle Thompson consegue um filme coral sensível sobre as aspirações, as neuroses e os remorsos do pequeno mundo dos artistas. No cimo do trono, uma Cécile de France irradiante de beleza. »
Christophe Chadefaud, Ciné Live
« Fauteuils d'orchestre é uma procura de felicidade, onde nos instalamos com prazer e de onde saímos um pouco mais felizes. »
Ghislain Loustalot, Première

-FLANDRES (Grande Prémio Cannes) Lisboa:12-10-2006 19h00 - Instituto Franco-Português

« Flandres encerra um poder de perturbação que decorre da força da encenação, cujos efeitos perturbadores se prolongam muito para lá do fim da projecção. »
Jean-Michel Frodon, Les Cahiers du Cinéma

-ILS NE MOURAIENT PAS TOUS MAIS TOUS ÉTAIENT FRAPPÉS
Resumo
Todas as semanas, uma psicóloga e dois médicos atendem homens e mulheres doentes devido ao trabalho. Quatro pessoas descrevem o seu sofrimento no emprego, durante uma entrevista única. Através da intimidade, da intensidade e da verdade de todos estes dramas vulgares, o filme testemunha a banalização do sofrimento no mundo do trabalho. Ils ne mouraient pas tous mais tous étaient frappés é um espaço cinematográfico fechado onde ganha corpo e significado uma realidade invisível e silenciosa. O título foi retirado de Animaux malades de la peste, uma fábula de La Fontaine.


-LA PETITE JERUSALEM
Lisboa:10-10-2006 19h00 - Instituto Franco-Português
“Bela moral essa, segundo a qual o caminho para a liberdade não passa pelo respeito dos dogmas infalíveis, mas sim pelo questionamento perpétuo.”
Matthieu Darras, Positif


-LA RAISON DU PLUS FAIBLE Lisboa:07-10-2006 19h30 - Cinema São Jorge
"Em La Raison du plus faible, Lucas (Belvaux) apela à resistência com uma raiva salutar. (...) Perfeita metáfora de uma obra que incita a recuperar as capacidades de indignação. A erguer-se. A não viver deitado. »
Sophie Grassin, Première

-LES ANGES EXTERMINATEURS Lisboa:15-10-2006 22h00 - Cinema São Jorge
As intenções do cineasta
«O meu único orgulho de cineasta consiste em tentar encontrar coisas que ainda não tenham sido feitas em cinema. Apercebi-me de que o sexo é uma área quase por desbravar. Por isso, senti vontade de me embrenhar neste tema, com todos os riscos inerentes. … No fundo, mesmo que se fale a toda a hora de sexo na nossa sociedade, ele continua a ser um verdadeiro tabu… Como é possível que o sexo esteja ligado ao proibido há milhares de anos? Esse tabu indirecto, por vezes violento, em torno do sexo foi o ponto de partida para os Anges Exterminateurs. »

-PARIS, JE T’AIME Lisboa:14-10-2006 22h00 - Cinema São Jorge

Resumo
Um filme que aposta no amor. Em vinte bairros de Paris, o amor passageiro, velado, gestualizado, vampirizado, maltratado ou revelado... Paris reinventada por 20 realizadores internacionais.

« Finda a excursão, subsistem os doces eflúvios de um perfume próprio da capital. Levemente estonteante, gravemente frívolo. »



-QUI M’AIME ME SUIVE Lisboa:09-10-2006 19h00 - Instituto Franco-Português
As intenções do cineasta
"Os espectadores de vinte anos devem poder pensar que, embora escolham uma via hoje, poderão mudar de rumo amanhã; os de quarenta, que ainda estão a tempo; e os mais velhos, que possam divertir-se a ver alguém fazer o que eles nunca ousaram fazer."

-SELON CHARLIE Lisboa:15-10-2006 19h30 - Cinema São Jorge
Resumo
Uma cidade à beira do Atlântico, época baixa. Três dias, sete personagens, sete vidas em movimento, em busca de elas próprias, que se cruzam, se desencontram, se roçam, se chocam e que, ao despedirem-se, nunca mais serão as mesmas.


http://www.festadocinemafrances.com/

Enjoy.
free website stats program