quarta-feira, setembro 27, 2006

Complexo de Peter Pan

Interessantíssima a entrevista de Fernando Savater a Ana Sousa Dias na 2: - Por Outro Lado

Falar de filhos está a tornar-se um tanto ao quanto recorrente nestas últimas semanas. Confessamos que - exactamente - começamos a sentir uma certa "velhice", mas cada vez mais acompanhada com planos de curto ou médio prazo que passam pela via profissional. No entanto, a conversa toca.

Para além de potencial "mãe", este "Complexo de Peter Pan" pode ser um bom insight no trabalho do dia a dia.

Ora, como dizia a personagem incrivelmente bem disposta e lúcida que tive o prazer ouvir esta noite (curiosa e ajeitada a referência aos portugueses, como "seriam espanhóis, só que bem educados"), o complexo de Peter Pan intrusou-se na nossa sociedade.

Queremos ser jovens para sempre, não queremos crescer (porque crescer significa estar mais perto da morte), queremos gozar a vida ao máximo, com o minimo de responsabilidades e, sobretudo, se tivermos filhos, queremos ser "os amigos". Queremos ser confundidos com a "irmã da filha".

Pois que Savater levanta uma série de questões fundamentais e escandalosamente pertinentes na nossa sociedade:

1) A problemática da educação ou da ausência da mesma. Da desresponsabilização dos pais. Da ausência de limites (os pais "amigos" em contraposição aos "os seres mais velhos, que já viveram, que SABEM, que apoiam, que os ajudam a crecer"); A inexistência da autoridade (do latim "augeo" - ajudar a crescer; e não derivado de qualquer aspecto de tirania); A necessária frustração - porque os limites criam frustração, mas ensinam - e isso faz parte; O papel dos pais enquanto modelos de valores.

2) A problemática da gestão da informação e respectivo acompanhamento da educação
- actualmente com o advento da internet e com os próprios contéudos e acesso à TV, as crianças iniciam o seu percurso nas escolas com um conhecimento incomparável ao de há 10 anos atrás - o contacto com a morte é banal (bonecos animados, novelas, telejornais, etc.) e já estarão todos bem familiarizados com uma série de temáticas mais avançadas. Portanto, o que as crianças necessitam é de alguém que lhes explique as coisas ou os ajude a pensar sobre elas e a tomar uma posição.

[Gostaria de trazer o Savater para um debate sobre os Morangos com Açucar e os seus efeitos nas criancinhas de 8 anos - especialmente a parte da frustração de não poderem ver os episódios...mas isto seriam outros quinhentos]

3) O imperatico de fazer dos nossos filhos ainda melhores pessoas que nós
E investir na educação custa caro - pelo que teremos que redimensionar os nossos investimentos (difícil, difícil...)


Confesso que o Complexo de Peter Pan nos deve deixar algo preocupados - é uma constatação tão real e ao mesmo tempo tão absurda - porque nunca os nossos filhos terão a nossa idade e vice versa - mas que queremos impor - e que constitui um desafio herculeano pela frente: fazer face ao nosso egoísmo e egocentricidade hedonista, aceitando

1) ter filhos (uma decisão que hoje em dia já é bastante avaliada, não só do ponto de vista financeiro )
2) o que é a responsabilidade de educar um filho e assumi-la sem restrições

Sendo que, na minha humilde opinião...a opção "Peter Pan" continua a ser válida - desde que não haja filhos a pagar por isso.


Bom, mas não foi apenas o Complexo de Peter Pan que me interessou na abordagem deste homem. Foi toda uma sistematização de conceitos e valores que nos parecem algures perdidos

Deveras interessante saber que é uma referência nas disciplinas de Ética do Ensino Secundário a nível europeu ("nós por cá" ainda continuamos com optativas de religião e moral?)

Descobri que esteve no "Pessoal e Transmissível" da TSF. Um Programa do qual não consigo desligar cada vez que apanho, quase sempre, inadvertidamente.
(Confesso que a voz do jornalista soa a mofo, mas as entrevistas são sempre muito interessantes).

Poderão ouvir a entrevista online, que também inclui algumas referências à ETA, sendo que Savater nasceu em San Sebastian, no País Basco e foi/é umas das vozes mais activas contra a organização terrorista:

http://tsf.sapo.pt/online/radio/interior.asp?id_artigo=TSF171950

"Qual é a pergunta, Fernando Savater, que mais gosta de não saber responder?"

Descubram.
SN


http://es.wikipedia.org/wiki/Fernando_Savater
free website stats program