Chá das 5 no Alentejo
A caminho de Vila Viçosa, o relógio já marca 6h.
Uma paragem no Castelo, em Estremoz, para apreciar o resto do por do sol, em caminho já desbastado. Continuamos a subir e encaramos a Pousada da Rainha de Santa Isabel, onde francamente teriamos que lanchar, um chá leve para não cerrar o jantar.
A entrada é agradável de contornos naturalmente históricos. a pedra, o tecido vermelho, a porta de madeira. No bar, amplo e decoração velha, mas cuidada, reinam os vermelhos nos sofás confortáveis, as mesas baixas, as cadeiras estufadas com padrões antigos e que variam entre si. Os candeeiros grandes dão o ambiente, à meia luz. Fazem ponto com as janelas, cujas cortinas abraçadas, pouco desixam ver, mas cuja paisagem salta à vista.
"Chá das 5" vem na carta. Chá, bolo do dia, mais bolinhos, torradas bem servidas, manteigas, compotas, mel (12 euros p.p.). Acompanhado de uma boa leitura. E o tempo passa.
Cozy enough.
Pousada de St Isabel
Instalada num lugar privilegiado como o Castelo de Estremoz, cuja construção se iniciou em 1258, a Pousada de Estremoz é o resultado da adaptação do magnífico Palácio que D. Dinís mandou construir para a sua mulher, a Raínha Santa Isabel.
A beleza do seu traçado e a qualidade dos materiais empregues resultam numa refinada decoração com antiguidades de grande valor patrimonial. Este hotel histórico de luxo oferece dos seus pequenos jardins e piscina, sempre circundados por ameias, uma magnífica vista sobre a cidade de Estremoz e a austera planície alentejana.
Pousadas de Portugal
Eu recordo muito bem essa vista:) Rainha Sta Isabel Forever!