sábado, fevereiro 28, 2009

Chalet da Fotografia


Repousada na longínqua Golegã do sec.XIX encontramos a Casa Estúdio de Carlos Relvas, um verdadeiro templo dedicado à fotografia em Portugal.

É dificil definir quem foi Carlos Relvas. Foi aquilo a que chamaria um "homem dos mil ofícios", um verdadeiro Lenardo Da Vinci português. Foi ele responsável pela introdução de inúmeras inovações agrícolas e pela invenção de um barco que não se vira ao contrário. Foi lavrador, criador de cavalos, cavaleiro, musico, inventor... mas a sua verdadeira paixão foi a fotografia, para a qual mandou construir de raiz um verdadeiro templo, "um monumento aos precursores da fotografia e com objectivo exclusivo de acolher um laboratório e estúdio dedicados especificamente ao desenvolvimento de uma arte e que propiciaram a Relvas um local de excelência para a revelação dos seus negativos e ensaio dos novos métodos daquela disciplina simultaneamente científica e tecnológica."

A casa afigura-se magnífica vista de fora. A forma elegante e esguia, o ferro, o vermelho ocre, a vidraça. As rendas das varandas. O jardim romântico abraça-a e confere-lhe um certo encantamento de conto de fadas.

Niépce e Daguerre, os mestres citados na entrada. Acolhem-nos os tectos trabalhados, fotografias na parede em quadros e os objectos-maquinetas desgastados à arte. A escada que dá acesso ao primeiro andar, em caracol, é trançada em liana, tal e qual a dos filmes do Tarzan, como se afiança na visita.

Aguardamos na sala das visitas, onde as cadeiras antigas ro
çam o tempo daqueles que ali esperavam retrato, por entre as medalhas do século que em silêncio, guardam em tumúlo aquilo que as fotos da parede susurram.

A entrada no estúdio é triunfal. As vidraças monumentais, o sistema de cortinados, delicado e astucioso. As peças do cenário... deliciosas.


Saimos por trás, na passagem quase secreta dos já retratados do templo.
Sem vontade de abandonar o retrato.





Casa Estúdio Carlos Relvas
Lg. D.Manuel I
Telf. 249979120
Terça a Domingo: 10h-12h30;14h-18h
Encerrado às segundas e feríados.



Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger Sophia Cinemuerte said...

É linda a casa de Relvas..não há explicação para tamanha visão e dimensão humana deste Senhor. Acredita que quando visitei esta casa em Outubro, não me despeguei da magia...*

12:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

free website stats program