sexta-feira, dezembro 29, 2006

Uma ideia para o(s) próximo(s) ano(s)

Curso de História de Arte

1. Final do séc. XIX e a transição para o séc. XX:
Os pós-impressionistas : Gauguin, Van Gogh e Cézanne. A Arte Nova nos diferentes países da Europa e em Portugal. A importância da escola de Barbizon na caracterização do Naturalismo de Silva Porto e Marques de Oliveira.

2. O século XX:
A primeira e segunda gerações naturalistas: Henrique Pousão, Malhoa e Columbano. As vanguardas e os anos de experimentação (1905/1920): Expressionismo e Fauvismo. Cubismos: Analítico, Sintético e o Orfismo; Blaue Reiter os Nabis; Futurismo Italiano. Nascimento do Abstraccionismo: Kandinsky, Kupka e Mondrian.
Suprematismo e Construtivismo. A escultura de Naum Gabo e Pevsner e os princípios da arte sintética. O papel do design e da arquitectura no movimento Stijl e na Bauhaus. A consolidação das tendências do abstraccionismo: geométrico (Mondrian); fantástico e lírico (Kandinsky e Paul Klee).
O Dadaísmo e Marcel Duchamp.O percurso vanguardista da primeira geração modernista: Amadeo, Almada e Santa-Rita.Os antecedentes do surrealismo e a pintura Metafísica com Chirico e Savinio. O movimento surrealista e os seus cultores.
O diálogo entre a escultura figurativa e não figurativa: Picasso, Moore, Arp e Brancusi. A situação da arte portuguesa nos anos 30. De 40 a 50: o diálogo possível entre o Neo-realismo, Surrealismo e o Abstraccionismo. O Expressionismo Abstracto e o boom da pintura americana com A. Gorky, De Kooning e Pollock. A Escola de Nova Iorque e o movimento da Post-painterly abstraction.


3. A cena europeia no pós-guerra:
Persistências e descontinuidades: as novas tendências na pintura (Tachismo, Informalismo e Gestualismo) e na escultura (Giacometti e Calder).


4. A proliferação de tendências dos anos 60 aos 80:
A Arte Pop na Inglaterra e nos E.U.A. Novo-realismo e Neo-dadaísmo. Ambientes e happenings. A escultura abstracta. Op arte, a Minimal arte e a arte Conceptual.O movimento Fluxus e Joseph Beuys.
Arte Povera e pós-minimalismo. A Transvanguarda italiana e as tendências expressionistas e revivalistas, e o papel crescente dos multimédia na produção artística. Portugal nas últimas décadas: da afirmação das vanguardas às mitologias individuais.


Duração:
Este programa desenvolve-se ao longo de 8 meses.


HISTÓRIA DA ARTE NO SÉC. XX
3ª Feira
(das 18,30 às 20,30 horas)


http://www.snba.pt/snba_novo/cursos_secxx.php
free website stats program