segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Gourmet em Alfama


Passeando na Augusto Rosa, a caminho do Pois, verifico novamente o restaurante/loja gourmet que da última vez descobrimos as duas, do nada, despertas pela montra onde uma mesa se escondia. Com efeito, tão bem que se trata de uma montra, de uma loja, que é naturalmente díficil que algum traseunte normal se aperceba do conteúdo.

Era vespera de Carnaval. Uma bo
neca vestida de preto e umas massas na montra, entre outros elementos, adornados pelas cortinas pesadas, abraçadas lado a lado, quase faziam passar a dita despercebida. A porta entreaberta denunciou aquilo que procurava. Parece uma loja. Uma mercearia fina, um gourmet. Entro para verificar se tem as ditas mesas. E lá estão.
Completamente vazio, 3h da tarde, mas ainda servem almoços.

Sento-me e pergunto-me em que raio de conto caí, dentro de que história, qual Ansel e Gretel. A entrada é saudada com uma escrevaninha antiga e um jarro de outros tempos. Das prateleiras organizam-se vinhos de diversas nações e outros produtos gourmet.


As paredes, que não podemos de forma nenhuma avistar da rua, são verdes. Verdes anos 50. Um enorme espelho em talha dourada (será?) está encostado na parede, ao fundo, dando outra noção de espaço. O espaço da cozinha, a vermelho da Alice do Pais das Maravilhas. As mesas têm saiote vermelho e toalha branca e adereços cuidados e sofisticados. O tecto forrado a uma espécie de verga, bambu, ou coisa parecida. Entrámos de certeza noutra dimensão.

Carta - prato do dia. Prato do dia?? Bacalhau com natas.
7,50 euros. (??)
Não se pode esperar que não seja congelado ou não venha servido às 3 pancadas...

Mas pode esperar-se sim. Vem um prato cuidado, de bacalhau do dia, ornamentado com alface, tomate cherry e alguns "desenhos" com caramelo ou afim. Muito bem servido. Vinho a copo. Qualquer um. Delicioso.

E sem mais ninguém, com mais 4 mesas em redor, no máximo, fazemos parte da montra. Ou melhor, a montra faz parte de nós, do cenário, pois
que de fora, dificilmente alguém repara que se trata de um restaurante.


Sobremesa. Não se pode esperar que seja algo fresco. ..ou pode?
Pode sim Um fantástico bolo de chocolate. Atrás de nós pairava numa boleira, em vidro, na mesma estante rectangular, alta e esguia, que servia de assento a uma VOSS e a outras águas que tais.

Surpreendente. A não perder.
Abre para jantares também, apenas sexta e sábado, das 10h às 24h.


Divina Sedução
Gourmet, Antiqua
Terça a quinta, das 10h às 21h.

Rua Augusto Rosa
Nº4
1100 059
218888144

1 Comments:

Blogger Carina said...

Não chegámos a entrar, mas agora, tenho de ir saborear

7:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

free website stats program